terça-feira, 1 de julho de 2008

G-8

Lembra, guardadas as devidas proporcoes, a movimentacoes em torno da Eco que ocorreu no Rio ha muitos anos atras.

Com o exercito, seus tanques, helicopteros e homens armados nas ruas, o governo brasileiro a epoca tentou passar um pouco de tranquilidade aos entao governantes e aos participantes da conferencia mundial sobre ecologia sediada em uma das cidades mais violentas do mundo.

Este mes, por conta da reuniao do G-8, que esta para comecar em Hokkaido, no norte do Japao, o governo japones tambem resolveu colocar nas ruas um contingente muito maior do que o normal de policiais para reforcar a seguranca interna do pais, tendo em vista que a concentracao de tanta gente poderosa em um so local torna o pais potencial alvo de atentados terroristas. A cada 10 passos, seja nas ruas, dentro das estacoes ou em qualquer local com concentracao de gente, ve-se sempre um ou dois homens fazendo a ronda para garantir a tranquilidade de todos.

Assim como os samurais e suas espadas ja tentaram no passado vencer os homens munindos de armas de fogo, os policiais japoneses contemporaneos tentam combater os Bin Ladens, King-Jong-II, suas armas atomicas, avioes com pilotos kamikazes e carros bomba armados com...cassetetes. E ponto. E nao e nenhum cassetete tecnologico, que solte raio laser ou algum artificio paralisante ou coisa do genero, coisa que alguem pode ter visto em algum seriado ou filme de ficcao cientifica. E de borracha mesmo, igualzinho ao que a super equipada PM paulista usa.

Sera que ja pensaram em distribuir bastao de baseball? Acho que seria mais intimidador.

Poderia chamar estes homens de corajosos e bravos, mas seria simplorio demais. Eles sao, acima de tudo, bem informados. E herois. Afinal, nao fosse a maior presenca deles nas ruas, as velhinhas que sempre se perdem pelas estacoes nao teriam a quem correr e estariam ate agora procurando a saida para a rua.

Nenhum comentário: