terça-feira, 9 de outubro de 2007

Inimigo # 1 do consumismo

Apesar da ansia em adquirir bens materiais nao ser a minha principal caracteristica, e realmente dificil resistir as tentacoes do consumismo no Japao.

E o dia inteiro sendo bombardeado de novidades na TV, no trem, na rua, nas vitrines das lojas, nas conversas de corredor. Isso sem mencionar as facilidades de se obter emprestimo a juro zero nas instituicoes bancarias (juro de um, dois por cento ao ano pra mim e igual a zero).

Nessas horas agradeco por existir a figura da vendedora japonesa.

Vendedor e chato em qualquer lugar do mundo, mas aqui nao Japao a coisa piora pelo tom de voz que elas usam. E uma vozinha estridente, daquelas de crianca e que tira o tesao de qualquer pessoa que so tenha o minimo de vontade de comprar alguma coisa.

Fora a vozinha estridente e forcada, um elemento em comum a todas as vendedoras japonesas, todas elas adoram fazer caras e bocas, tambem forcadas, tentando, na cabeca delas, se fazer de simpatica.

So para ilustrar o que e uma vendedora japonesa, segue um videozinho de uma comediante japonesa cuja personagem mais famosa e justamente a vendedora japonesa. O nivel de irritacao que eu atinjo ao adentrar a um estabelecimento comercial japones dispensa legendas ou dublagem.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Dia de nao fazer porra nenhuma

Faz mais de uma semana que nao preciso dormir com o ar condicionado ligado, sinal de que os dias de calor cearense finalmente chegaram ao fim.

Hoje e feriado, dia da saude. E na verdade mais um feriado que inventaram de 5 anos para ca no Japao para que o povo possa descansar. Ate entao, feriado mesmo so tinham 2, no final de abril e comeco de maio, que era emendado e se transformava no chamado golden week. Gracas as mudancas recentes, agora tem feriado praticamente uma vez por mes, quase a mesma frequencia que no Brasil (a diferenca e que aqui nao existe o conceito feriadao e os feriados sao deslocados para a segunda-feira)

Por ser feriado, estou bundando em casa e, aproveitando que ta um dia horroroso la fora, meio friozinho e com chuva fina, dando uma atualizada no blog.

E feriado mas a Sue nao esta tendo o privilegio de ficar em casa. O curso e tao puxado que tem aulas ate no feriado. Alias o periodo de estudos da Sue comecou antes mesmo do inicio oficial das aulas, no dia 01/10. Ja desde 2 meses antes pelo menos a Sue estava mergulhada nos livros por conta do material preparatorio para as aulas que a universidade passou pra ela.

Alias essa universidade e foda. Seria hilario se nao fosse triste. Como em toda a MBA de verdade, a Sue teve que se submeter ao Gmat, que e um exame universal de ingles e matematica exigido que e fodissimo. Mas como ela e cabecuda pra cacete, acabou passando de cara. Os caras do curso, duvidando de tamanha inteligencia, tiveram a pachorra de exigir que ela fizesse a prova mais uma vez para ver se ela nao estava sacaneando. Mas depois de muita conversa, eles aceitaram o fato de que existem genios que passam de primeira e deixaram-na livre de mais essa exigencia absurda.

Pois bem, agora que o curso comecou mesmo, ele vem mostrando o porque dele ser conhecido por ser mais foda que Harvard. A Sue ja passa o dia inteiro na universidade, das 8 as 18h30, chega em casa e continua estudando ate 2 da matina. E ainda tem as aulas de sabado, os grupos de estudos e ainda as aulas no feriado. Nao a toa, a ICS Hitotsubashi Unversity (ICS de International alguma coisa Studies) e conhecida por I Can't Sleep, Hitotsubashi University. Na verdade, we can't sleep, pois tenho acompanhado a Sue todas as noites porque nao quero ir pra cama sozinho.

Nestas noites, aproveito para ler, trabalhar, fucar a net. E descobri a maravilha que e o Bit Torrent, programinha supimpa pra baixar filmes. Maneira perfeita para passar o tempo enquanto a Sue estuda e aproveitar para assistir filmes de menino que ela nao topararia assistir, coisas do tipo Transformers, Spider Man, 300 e por ai vai.

Pretendo assistir Tropa de Elite esta semana. To ou nao to atualizado em termos de filme nacional?

Falando em filme nacional, assisti ao "O Ano em que meus pais sairam de ferias" baseado exclusivamente nas criticas dos jornais e impulsionado pela possibilidade do filme concorrer a um Oscar. Achei uma merda pra falar a verdade. Mas merda por merda, e bem capaz que acabe figurando entre os concorrentes ao Premio da Academia.