quarta-feira, 26 de março de 2008

Sou eco (nao emo).


Ser ecologicamente correto no Japao e uma obsessao - ainda que isso soe contraditoria em relacao a matanca de baleias em aguas internacionais pelos patricios.

Assim, os novos carros que consomem menos combustivel sao "eco" (de "ecologico", nao "economico"), o supermercado que exige que o cliente leve a sua propria sacola se auto-denomina "eco", a cadeia de lojas que recicla o proprio lixo e diminiu o uso de ar-condicionado obviamente e "eco" e faz questao de propagandear o quanto de gas carbonico ela deixou de expelir no ambiente (cheguei a achar que haveria algum tipo de limitacao quanto ao numero de expiracoes dentro da loja). Tudo na esperanca de aumentar as chances do planeta continuar a ser um local habitavel pelo ser humano.

Por conta de tanta noia, o cidadao de uma cidade e obrigado a separar o lixo em mais de uma dezena de categorias. O de outra, mais sortudo, em somente duas ou tres. Cada mudanca de residencia tem de ser acompanhada de uma leitura basica no manual de reciclagem de lixo, que realmente existe. Em Toquio, com a sua concentracao de gente, a coisa e ainda pior porque cada bairro adota uma politica diferente.

No predio onde moro sou obrigado a separar o lixo em combustivel, incombustivel, garrafa de vidro, garrafa plastica, papelao, pedacos de madeira, eletrodmestico e moveis.

Mas como disse acima, tem os cagados e os sortudos.

Tem colega meu que alem das categorias basicas que existem no meu predio, ainda tem que subdividir o lixo combustivel e incombustivel em inumeras outras subcategorias.

Se nao bastasse o esforco para lembrar de tanta regra na hora de separar o lixo, o cidadao ainda tem que lembrar a data certa de joga-la fora, pois o lixeiro so recolhe determinados tipos de lixo em determinados dias da semana. Assim, se segunda era o dia de jogar resto de comida e voce esqueceu, prepare-se para aguentar o cheiro daquela comida estragada por uma semana. Quem mandou perder o prazo?

Ate que enfim alguma vantagem em ser advogado contencioso!