quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Pausa no momento China

Ando pensando em montar um fotoblog...Mas e a preguica?

Aventura na China, parte 2

Pequim, como todos bem sabem, sera a sede dos Jogos Olimpicos de Verao de 2008.

E a cidade se prepara com todo o gas para receber dignamente os milhares de turistas que por la devem aportar daqui a pouco menos de um ano.

Predios vao sendo contruidos em ritmo frenetico em tamanhos superlativos.

Alias, a cidade toda e um superlativo so, um exagero ate eu diria. As avenidas sao exageradamente largas, todas com 6 pistas (mas mesmo assim tem congestionamento). Os quarteiroes sao exageradamente grandes, com mais de 1 quilometro de extensao cada um (se o mapa mostra que vc tem que andar so dois quarteiros, considere pegar um taxi). A cidade e exageradamente povoada (achava que Toquio era crowdeado, mas mudei de ideia). O ar da cidade e exageradamente poluido (e so dar a primeira fungada no ar da cidade pra comecar a cocar o olho, o nariz, a pele). Em cidades de tantos superlativos, nao e de se estranhar que o mais famoso e comprido muro do mundo passe perto.Superlativo tambem sao os muros que cercam os bairros com curticos. Neguinho fica confinado atras do muro, quase que numa prisao (so nao o e porque sempre tem uma portinhola meio muquiada para nao ferir o direito de ir e vir do povo). Cingapurizacao? Bobabem.

Xangai tambem nao fica atras no requisito grandeza.

Cidade bastante povoada, porem em escala menor que Pequim, a cidade que ja tem um dos predios mais altos da Asia, o Jinmao Tower (alias onde fica o bar do Grand Hyatt, no 87 andar), tem logo a frente deste um mais alto ainda, cujo topo nao e possivel de se enxergar em dias mais nublados (vide foto abaixo) e que ainda esta em construcao (!!).Alias os predios de Xangai formam uma composicao interessante de estilos. De um lado, predios super altos, modernosos e/ou de design de um gosto um pouco duvidoso (espero que a escola chinesa de arquitetura de arranha ceus nao vire produto de exportacao tambem, para o bem da humanidade) com os dois pes no seculo XXI e outra metade em art deco construido e com os dois pes no periodo entre guerras.

E tendo estado somente cidades superlativas, so lamento mesmo que nao tive tempo de visitar o interior do pais. Alias em pais tao superlativo, seria necessario mesmo uns dois meses para conhecer tudo o que o pais tem a oferecer.

Mas esse ja e um outro projeto que temos para concretizar antes de voltarmos definitivamente ao Brasil e fechar com chave de ouro a nossa aventura na Asia.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Fotos da China



Forbidden City, Pequim


Beisi Ta, cidade de Suzhou,
nos arredores de Xangai


Pudong, Xangai, dia e noite - Projac

The Bund, Xangai.
So um rio separa o local de Pudong, mas
nem parecem estar na mesma cidade

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Aventura na China, parte 1

Nao poderia comecar a falar da China sem tocar no meu esporte predileto: comer.

Adoro a culinaria chinesa. Cheio de cores, cheiros, texturas, ervas e especiarias, coisas que eu adoro e abuso em minhas aventuras pela cozinha.

Os pratos sao preparados com muito carinho e todo esse carinho se reflete na fartura e na quantidade de pratos que sao servidos em cada refeicao. Sempre tem que ter arroz, dumplings, verduras, proteina, sopa.

Mas pedir pratos em um pais em que quase ninguem fala outra lingua que nao o chines e complicado. Principalmente se voce nao quiser experimentar algo pouco ortodoxo. E mais especialmente se o pais e conhecido por comer tudo que voa - e nao para no aeroporto - e tudo que esta no mar - e nao e navio ou submarino (a foto abaixo foi tirada no Do Dong, cujo carro chefe e o Pato de Pequim e e um dos restaurantes mais premiados de Pequim).

Tivemos experiencias surreais justamente porque optamos por enfrentar o desafio de frequentar os restaurantes autenticamente chineses, que nao sao frequentados por turistas e que por isso nao estao em guia nenhum. Todos eram no melhor estilo Chi-Fu da Liberdade (em todos os aspectos), com o detalhe de que nao tinha nada escrito em uma lingua conhecida.

E ainda se nao bastasse, sempre queriamos saber os ingredientes e a forma de preparo. Ainda que eu saiba ler o ideograma japones, que se originou do chines, nao conseguia decifrar nada alem do principal ingrediente.

E de uma certa forma, acho que isso foi positivo, caso contrario nao teriamos comido nada. Duvido que alguem em sa consciencia pediria uma "cabeca de leao" acompanhado de "formigas escaladora de arvores" ou um "arroz 8 tesouros". Pois sao estes os criativos e sofisticados nomes dados a almondega de porco e ao arroz chop-suey (nao sei qual o nome em portugues o das formigas).

E falando em criatividade, imaginem a situacao de comecar a fazer mimica no restaurante e todo o staff do restaurante, do gerente ao chef, parar tudo para se reunir a nossa volta com enormes pontos de interrogacao na cara para ver dois malucos gesticulando e falando uma lingua completamente estranha...

Mas o restaurante foi o menor dos desafios.

O mais engracado mesmo foi o longo processo para alugar bicicleta em Pequim. Ate descobrirmos como funcionava exatamente o sistema de deixar uma garantia equivalente a R$ 50,00, tivemos que abusar da mimica, de desenhos, organogramas e esquemas. Ao final da negociacao, que durou sem qualquer exagero uns 30 minutos, tinhamos uma verdadeira apresentacao em powerpoint com pelo menos uns 5 slides explicando minuciosamente o sistema de depositar a grana, receber um cartao magnetico, andar de bicicleta pela cidade por 2 horas, retornar o equipamento ao tiozinho, pagar a grana (miseros R$0,60 pelo periodo) e receber a garantia de volta.
Agora desafiamos qualquer um a ganhar de nos no Imagem&Acao.

domingo, 2 de setembro de 2007

De volta ao lar

Passei a ultima semana na China. Mas agora estou com preguica pra ficar contando historinha.