quinta-feira, 21 de junho de 2007

CoolBiz???

Durante o verao, a empresa adota o programa "CoolBiz", permitindo que os funcionarios trabalhem sem gravata.

Mas no primeiro dia de calor pra valer, vi que o programa e um total fracasso. Frescura mesmo so senti quando sai do predio, ainda que la fora estivesse um sol de rachar e um calor infernal.

O calor era tanto que quando cheguei ao trampo vi um advogado suando em bicas, com a camisa toda empapada (pizza debaixo do braco e bobagem, no corpo dele tinha uma pizzaria inteira). Qualquer pessoa acharia que ele tinha caido no rio no caminho pro trabalho. O seu estado era tao deploravel que ninguem achava estranho o fato dele andar com uma toalha de banho pendurada em seu pescoco.

So espero que o mundo perceba a diferenca o esforco que nos, os milhares de infelizes que trabalham em uma empresa ecologicamente consciente que so libera o ar condicionado alguns minutos ao dia (quando a temperatura media atinge 28 graus centigrados), estamos fazendo para sermos menos agressivos ao meio-ambiente...

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Billy's Boot Camp

Este e um teaser rolando na web para promover o "Billy's Boot Camp", uma serie de DVD de enorme sucesso entre as donas de casa japonesas.

Trata-se de um daqueles videos de exercicios, tipo aqueles protagonizados pela Jane Fonda no comeco dos anos 90.

A primeira vez que vi o comercial na TV desacreditei, trata-se do Billy Blanks, super canastrao que saiu em diversos filmes Bs produzidos na decada de 90 (tenho certeza que voce assistiu a alguns), mas sempre com um papel super secundario, sem ou quase sem falas (filmografia: http://www.imdb.com/name/nm0087593/).

Detalhe para a dublagem. Hilario ouvir um negao falando japones.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Deixa que eu empurro


Como e notorio, Toquio e dotada de um eficientissimo sistema de trens urbanos a precos razoaveis que e diariamente utilizado por todos os cidadaos em geral para ir ao trabalho, a academia, ao colegio ou a faculdade.

Dentre as 10 linhas de metro e incontaveis linhas de trem, o sistema conta tambem com a Yamanote Line, que circunda a regiao central de Toquio e passa estrategicamente por todas as principais estacoes da cidade, funcionando como um meio de interligar de forma eficiente todo a malha ferroviaria e metroviaria da cidade. E por passar por todas as estacoes estrategicas da cidade mais povoada do mundo, ela acabou se tornando a linha de trem mais abarrotada do mundo.

A eficiencia do sistema e inegavel, tanto que em Toquio, hora de rush nao e sinonimo de congestionamento de carros.

Mas muito desta eficiencia deve-se ao incansavel trabalho dos funcionarios que ficam nas plataformas nas horas de rush, facilmente identificados pelo quepe e suas luvas imaculadamente brancas. Eles dominam como ninguem o eficiente sistema push, que consiste numa tomada de um leve impulso para empurrar as costas do cidadao que esta saindo do vagao, assim meio fugidio, de forma a permitir o fechamento da porta. Por conta do leve empurrao, num instante o espaco que voce jura nao caber mais ninguem e imediatamente dominado por pelo menos mais 30 pessoas. Juro que o espaco disponivel para o encarcerado no sistema prisional brasileiro e um latifundio perto do aperto (literalmente) que toda manha os japoneses passam.

Ainda que pareca aterrorizante, se voce nao pegar um trem na hora do rush, voce nao pode dizer que realmente vivenciou o que e andar de trem em Toquio. Ainda que isto custe um ou outro osso da costela quebrado (juro que nao e lenda).

domingo, 17 de junho de 2007

The Sex & The Economy

As pesquisas que mostram os japoneses como o povo que menos faz sexo no Japao podem dar a falsa impressao de que eles sao assexuados.

A diferenca e que o sexo e encarado de uma forma diferente.

Se japones fosse realmente assexuado, como se explicariam as inumeras revistas pornos, AVs (corruptela de adult videos) que sao livremente vendidas nos combinis (mais uma corruptela, desta vez para convenience stores)? Como explicar a existencia de casas de fetiches e a fortuna que os cabaret clubs fazem?

O sexo so e reprimido. Mas por culpa de quem?

As mulheres, por um lado, tem um desejo incontido de ser sempre crianca. Sempre falam como uma, andam como uma, agem como uma e quase se vestem como uma. Nao ha demonstracao de qualquer traco de sensualidade.

O homem, por outro, gastam fortunas com os cabaret clubs e as suas cabagirls - mocas cujo trabalho e faze-los beber mais e mais, dando risada de suas historias pateticas e mostrando-lhes discretamente um pedacinho do seu corpo atraves do decotinho ou fendinha de seu vestido, que nao precisa ser tirado.

Os homens, alem disso, sao frios ao extremo e machistas como ninguem. Mulher boa nao e aquela que e uma puta na cama e uma dama fora dela, mas aquela mulherzinha submissa que fica em casa cuidando da casa e dos filhos.

As mulheres, por conta disso tudo, tem dor de cabeca a noite e descontam todo o seu fogo no cartao de credito. Quem tem orgasmo sao os vendedores das grifes europeias.

E para dar conta de todos estes gastos, homens e mulheres trabalham mais e mais e nao tem tempo para investir em relacionamentos pessoais.

Ou seja, gracas a existencia dos japoneses tarados e das japonesas consumistas, o sexo se transformou em mais um elemento importante da economia.