quinta-feira, 5 de julho de 2007

Japoneis e tudo retardado

Recebi este video por e-mail, mas por coincidencia eu havia assistido este programa. Simplesmente ridiculo.

Filmes no Japao

Ate gostaria de fazer alguns comentarios sobre filmes neste blog, mas nao da porque soaria velho.

Nao e exagero dizer que os filmes sao lancados nos cinemas japoneses na mesma epoca em que a HBO comeca a passa-los no Brasil: Babel so foi lancado depois da premiacao do Oscar, 300 chegou aos cinemas por volta de maio...Isso porque estou falando de filmes mainstream, vindo de uma das maiores e da mais influente das industrias cinematograficas do mundo.

E em se tratando de producoes europeias, que sao as minhas preferidas, a coisa piora. Volver, por exemplo, acabou de ser lancado no Japao...

So resta mesmo producao japonesa. Mas ate agora nenhuma sinopse me convenceu (nao por problema da lingua, mas porque o roteiro realmente aparenta ser bem fraquinho) de que valeria gastar R$ 30 pelo ingresso.

A solucao seria tentar baixar filmes na net, mas nem isso estou conseguindo. Nao sei se porque sou muito mobral nessa historia de soulseek, emule, etc. (acredito nao ser o caso pq no Brasil vivia baixando essas coisas) ou se e porque no Japao existe um filtro que impede que as pessoas baixem esse tipo de arquivo. De qualquer forma, se alguem puder me dar uma luz sobre formas de se baixar arquivos de musica e filmes da internet, agradeceria.

terça-feira, 3 de julho de 2007

Uma moradia digna para o world’s coolest jap couple

Depois de 4 meses, mudamos para um novo endereco.

Agora com muito mais espaco e modernas e confortaveis instalacoes.

Estamos abertos para visitacao! Venham logo conhecer!

segunda-feira, 2 de julho de 2007

A.I., Blade Runner, I, Robot…

Nenhum ser humano normal seria capaz de certas coisas.

Ter um ouvido tao apurado, por exemplo.

Nao importa se a velhinha esta desacordada no trem, babando, derrubando a cabeca no seu ombro e dando pescadas fenomenais, porque no exato momento em que o nome da sua estacao de destino e anunciado no sistema de som do trem, rapidamente ela se recompoe, como se nada tivesse acontecido, e ainda mais rapidamente desaparece no meio da multidao.

Andar enquanto dorme e um outro exemplo.

Toda manha encontro um sujeito na estacao do metro que anda de olhos fechados, os bracos jogados ao longo do corpo, com a boca meio aberta, o corpo levemente curvado pra tras e a cabeca caida pro lado direito do corpo. E isso e um desafio e tanto, pois ate chegar ao ponto em que nossos caminhos geralmente se cruzam, ele ja teve de subir uns 4 lances de escada e pegar uma escada rolante. E antes disso ele ainda teve de descer na estacao certa e passar o bilhete pela catraca.

Acho que a robotica japonesa ja esta em um estagio inacreditavelmente avancado que muitos robos ja estao no meio do povo, vivendo o mesmo dividindo o dia-a-dia. Ate dormir eles dormem!

PS: Na proxima vez que voce tiver uma reuniao com algum cliente japones e ele dormir durante a reuniao, pode ter certeza de que nao e falta de respeito. Nao significa tambem que ele esta entediado ou nao esta entendendo o que voce esta dizendo. Ele so esta aproveitando o momento para desligar todas as outras funcoes ociosas (deixando-as em modo de espera) para otimizar a sua audicao.

(Nao) Ligue no meu celular

O sistema de telefonia celular japones e tao avancado que o aparelho japones nao funciona em nenhum outro lugar do mundo. E nenhum aparelho de qualquer outro lugar do mundo funciona aqui.

Com o celular, voce pode pagar as compras na loja ou no supermercado (nao e necessario ter cartao de credito, basta ter um celular pra alongar as dividas); acender a luz da casa a partir da rua (nao, nao se atira o celular contra o interruptor a partir da rua, simplesmente controla-se a luminosidade da residencia para que quem mora sozinho nao encontre a casa escura e se sinta ainda mais solitario); acessar a internet em banda larga para visualizar os sites, mandar e-mail ou acessar o servico de mensagens instantaneas; pode tambem acessar o GPS (que inclusive permite que voce localize o celular em caso de extravio); programar o GPS do seu carro; assistir a e gravar programas de TV; elaborar aquele documento urgente; o celular pode ainda substituir o cartao de visitas (basta transmitir os seus dados pessoais ao celular da outra parte); refazer a sua posicao, vendendo e comprando acoes; ler as manchetes do dia e os boletins com a previsao do tempo para aquela tarde; isso sem mencionar as fucoes basicas de radio, toca-MP3, maquina fotografica e filmadora. E a convergencia de todas as midias possiveis e imaginaveis em um pequeno aparelho que nao ocupa espaco no bolso ou na bolsa.

Bem, a introducao acima e so para contar um fato que eu nao tinha me dado conta ate outro dia, quando recebi uma ligacao inesperada de um amigo no celular. Conversava empolgadamente, quando percebi que os olhos ao meu redor estavam todos voltados para mim.

No comeco achava que era porque eu falava em portugues, uma lingua que dificilmente (ou nunca) e ouvida dentro da empresa.

Mas mudei de opiniao.

Nao me lembro de ter visto muita gente falando ao celular. Ao entrar no trem, esta todo mundo com o celular na mao, mas jamais falando nele: ou esta concentrado na telinha do celular enquanto digita loucamente ou fica sorrindo olhando pra propria mao. Na rua, todo mundo continua olhando para a tela enquanto anda: do jeito que e dificil achar os enderecos aqui, imagino eu que as pessoas se guiam pelo celular e ficam acompanhando a todo o momento os dados enviados pelo GPS...

Estou comecando a achar que existe um codigo de etiqueta que diz que nao e educado falar ao celular em publico - a gravidade da infracao deve ser equivalente ao ato de beijar em publico...