segunda-feira, 2 de julho de 2007

A.I., Blade Runner, I, Robot…

Nenhum ser humano normal seria capaz de certas coisas.

Ter um ouvido tao apurado, por exemplo.

Nao importa se a velhinha esta desacordada no trem, babando, derrubando a cabeca no seu ombro e dando pescadas fenomenais, porque no exato momento em que o nome da sua estacao de destino e anunciado no sistema de som do trem, rapidamente ela se recompoe, como se nada tivesse acontecido, e ainda mais rapidamente desaparece no meio da multidao.

Andar enquanto dorme e um outro exemplo.

Toda manha encontro um sujeito na estacao do metro que anda de olhos fechados, os bracos jogados ao longo do corpo, com a boca meio aberta, o corpo levemente curvado pra tras e a cabeca caida pro lado direito do corpo. E isso e um desafio e tanto, pois ate chegar ao ponto em que nossos caminhos geralmente se cruzam, ele ja teve de subir uns 4 lances de escada e pegar uma escada rolante. E antes disso ele ainda teve de descer na estacao certa e passar o bilhete pela catraca.

Acho que a robotica japonesa ja esta em um estagio inacreditavelmente avancado que muitos robos ja estao no meio do povo, vivendo o mesmo dividindo o dia-a-dia. Ate dormir eles dormem!

PS: Na proxima vez que voce tiver uma reuniao com algum cliente japones e ele dormir durante a reuniao, pode ter certeza de que nao e falta de respeito. Nao significa tambem que ele esta entediado ou nao esta entendendo o que voce esta dizendo. Ele so esta aproveitando o momento para desligar todas as outras funcoes ociosas (deixando-as em modo de espera) para otimizar a sua audicao.

Nenhum comentário: