quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Triste e o pais em que a honestidade e uma virtude.

Cumprimento de uma obrigacao jamais deveria virar noticia (clique aqui).

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Assalto a banco

Ha pouco vi homens fortementemente armados com cacetetes adentrarem no predio da empresa para realizar o transporte de valores.

Nao vi ate agora nenhum noticiario sobre assalto a banco. O evento mais proximo que tomei conhecimento foi a de destruicao de caixa eletronico a golpes de marreta, tijolo e pedra na calada da noite.

Nada como viver em um pais em que nenhuma lei - inclusive a do desarmamento - sofre com o condicionador de eficacia das leis que existe no Brasil, o "pegar" e "nao pegar".

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Capital mundial da gastronomia

O lancamento da versao de Toquio do Guia Michelin, a biblia dos restaurantes, no dia 22, e um dos assuntos mais comentados da semana.

Tambem nao e para menos. O guia distribuiu nada mais, nada menos do que 191 estrelas entre os 150 restaurantes listados. E a maior quantidade de estrelas em uma mesma edicao e representa quase 3 vezes o numero de estrelas existentes na versao francesa (65). A lista e formada por 8 restaurantes 3 estrelas, 25 restaurantes 2 estrelas e 117 1 estrela. E um feito inedito dentre as 22 versoes do guia lancado mundo afora (o japones e o primeiro fora da Europa e EUA), pois todos, mas absolutamente todos os restaurantes listados no guia, tem pelo menos uma estrela.

Para chegar a esta classificacao, os jurados frequentaram ao longo de 18 meses e de forma anonima cerca de 1500, ou menos de 1% dos (estimados) cento e noventa e cinco mil (!!!) restaurantes, bares e similares (segundo dados do Governo Metropolitano de Toquio) que existem nesta cidade.

Com tamanha quantidade seria obvia a quantidade de estrelas, alguns podem pensar.

Em parte e verdade, mas eu particularmente acredito que o conteudo do guia reflete com justica a paixao que os japoneses tem em comer, apreciar a comida, caprichar na escolha dos ingredientes, na preparacao da comida e por consequencia exigir nada menos do que o melhor dos restaurantes. Por consequencia, a media da comida dos restaurantes japoneses e altissima. Por isso, acho que o que impressiona em Toquio e menos a quantidade (ja por si so impressionante) mas a qualidade de cada um dos estabelecimentos. Eu mesmo nao consegui ate agora repetir restaurantes e tambem nao sei ate agora dizer qual deles e o meu predileto ou o pior (e olha que eu sou chato pra cacete neste quesito). Vamos ver se o Michelin me ajuda nesta dificil missao.

Ja anotei o nome dos restaurantes 3 estrelas. 2 deles sao de sushi (ae, Edgar, quando voce vier fazer o sushi restaurant tour aqui em Toquio, voce vai descobrir o que e um sushi bom), 3 de comida japonesa (um deles contemporaneo) e 3 franceses (dentre os quais uma filial de um restaurante 3 estrelas da Franca).

A quem interessar possa, vai ser lancado simultaneamente uma versao em ingles do guia.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Contagem regressiva

Nao vejo a hora para passar as minhas ferias relampago no meio do caos.

Ja to cansado

Hoje praticamente fui expulso do trampo porque andei trabalhando muito nas ultimas semanas.

O auge acho que foi a semana passada. Tamanha produtividade estava estampada no relatorio semanal da equipe. Ao longo da semana, as 11 pessoas trabalharam em 13 grandes projetos pelas Americas: 1 no Mexico, outro no Chile, mais um no Canada e 4 nos EUA. O restante, no Brasil.

E tendo em vista que tudo o que e feito no Brasil eu cuido ou dou pitaco (mais cuido do que dou pitaco), isso resulta que sozinho fui o responsavel pela metade dos trabalhos feitos pela equipe na semana ou que eu trabalhei por 10 pessoas. Pena que nao tem bonus por tamanha produtividade.

Ainda bem que esta semana e curta!

domingo, 18 de novembro de 2007

Logo, logo comeca a temporada de ski

Desde a semana passada o frio vem aumentando. Nao vejo a hora de andar de snow!

Simplesmente um luxo

O Japao nao e um pais cristao mas e um pais consumista, logo o Natal torna-se uma data para ser lembrada.

A regiao de Ginza, que ja e forrada de letreiros e luminosos, esta ainda mais iluminada por conta das milhares de lampadas e milhoes de dolares gastos na decoracao da fachada das lojas de departamentos. Uma das que mais chama a atencao e da Matsuya, que se transformou em uma gigantesca bolsa da LV que vai mudando de cor.

As decoracoes de Natal de Ginza refletem o espirito comercio de alto luxo que domina esta regiao. O luxo do Armani Tower, um predio de uns sete andares so de produtos da Armani inaugurado ha duas semanas, que se juntou ao predio da Chanel (que e um espetaculo a parte com suas janelas que formam um painel eletronico em preto e branco que vai formando desenhos super discretos), ao predio da Bvlgari, ao predio da Apple, ao predio da Cartier, ao predio da Burberry, ao predio disto e ao predio daquilo. E neguinho na Belindia se orgulha de ter o Iguatemi e a Oscar Freire...

Tudo e muito grandioso, tudo muito luxuoso, tudo muito abastado, tudo muito chique e ao mesmo tempo tudo muito exagerado em Ginza. Mas o pior e que apesar de tudo ser meio demais (luz demais, gente demais, vitrines demais, precos altos demais), por morar nas redondezas, acho tudo isso normal. Alias redondezas e um exagero, moro no meio de Ginza praticamente. A tres quarteiros da bolsa gigante da LV acima mencionado, a mesma distancia do predio da Chanel, da Cartier, da Bvlgari e Armani. Ainda bem que nao sou consumista...