quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Sob o dominio do medo

Esta madrugada senti pela primeira vez um terremoto. Eram 4 da matina e acordei com o predio como um todo balancando lentamente para os lados, quase como um berco em que o bebe e ninado pela mae. Vivi esta experiencia por uns bons e longos 5 segundos. A Sue, com seu sono pesadissimo, nem tomou conhecimento...

Segundo a agencia meteorologica japonesa, o epicentro foi a 30 quilometros de profundidade e atingiu a marca de 5.3 graus na escala Richter. Mas hoje esta tudo normal, com excecao do fato das pessoas lembrarem que a qualquer momento algo pior pode acontecer e citando a coincidencia de um terremoto ter atingido Lima, no Peru, tambem na quarta-feira.

Somente uma explicacao mais detalhada sobre o que significa isso tudo (explicacao retirada do Wikipedia, portanto nao me responsabilizo por eventuais imprecisoes tecnicas)

"Escala Richter e uma escala logaritmica e a magnitude corresponde ao logaritmo da medida da amplitude das ondas sismicas de tipo P e S a 100 km do epicentro.

A formula utilizada e ML = logA - logA0 onde A representa a amplitude maxima medida no sismografo e A0 uma amplitude de referencia.

Assim, por exemplo, um sismo com magnitude 6 tem uma amplitude 10 vezes maior que um sismo de magnitude 5. Porem, o sismo de magnitude 6 liberta cerca de 31 vezes mais energia que o de magnitude 5.

Um terremoto de menos de 3,5 graus e apenas registrado pelos sismografos. Um entre 3,5 e 5,4 ja pode produzir danos. Um entre 5,5 e 6 provoca danos menores em edificios bem construidos, mas pode causar maiores danos em outros.

Ja um terremoto entre 6,1 e 6,9 na escala Richter pode ser devastador numa zona de 100 km. Um entre 7 e 7,9 pode causar serios danos numa grande superficie. Os terremotos acima de 8 podem provocar grandes danos em regioes localizadas a varias centenas de quilometros do epicentro.

Na origem, a escala Richter estava graduada de 1 a 9, ja que terremotos mais fortes pareciam impossíveis na California. Mas nao existe limite teorico a esta medida no que se refere a outras regioes do mundo, e por isso agora se fala de ‘escala aberta’ de Richter.”

Os moradores da regiao de Kanto, especialmente de Tokyo, vivem ha anos sob a constante ameaca de repeticao do Grande Terremoto de Kanto de 1923 que atingiu a impressionante marca de 8.3 graus na escala Richter (o terremoto de maior intensidade que se tem noticiais ocorreu em maio de 1960, no Chile, e superou o teto inicialmente estabelecido em 0.5 ponto, atingindo 9,5 graus), deixou para tras um cenario apocaliptico de guerra nuclear (as fotos acima sao da regiao de Ginza, exatamente onde moro hoje) e causou a morte de mais de 105.000 pessoas.

Mas o ser humano, essa praga que se alastra e domina qualquer canto deste planeta, acaba se acostumando as situacoes mais adversas. Acostuma-se ate a viver sob constante ameaca, seja ela da natureza, da miseria, da politica, da tecnologia, do terrorismo, do proprio homem.

Tres vivas a capacidade adaptativa e destrutiva do ser humano!!!

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Adoro ar condicionado

Aqui ta um calor Somaliano todos os dias. 35 graus a sombra e muita umidade...Dificil ate de respirar e impossivel dormir sem o ar ligado no talo...