sábado, 6 de outubro de 2007

Passado, presente e futuro profissional

Ja falei sobre trabalho neste blog mas nada falei da minha profissao, entao vamos la.

As operacoes nas quais estou diretamente envolvido ja seriam suficientes para estruturar integralmente um pequeno pais: aviacao comercial, petroleo, gas, transporte coletivo, mercado de capitais, alimentos, infra-estrutura, logistica, armazens, industria eletronica, minerios, industria de base, etanol, veiculos automotores, TI, fertilizantes e por ai vai.

O pior (ou melhor) e que tudo isso acontece em um pais so, justamente o Brasil.

Apesar de ja estar envolvido com as operacoes da empresa desde a epoca em que trabalhava no Brasil (como se isso fosse um passado muito remoto), so percebi o tamanho da exposicao deles por la depois que vim pra ca. Nao e exagero dizer que estou cuidando de uma parte significativa da economia brasileira.

Mas o lado mais interessante, profissionalmente falando, e que estes sete meses tem sido de muito aprendizado. Nao somente em termos de cultura de trabalho, de funcionamento da matriz de uma gigante global, de processos decisorios de investimentos de uma empresa, mas sobretudo pelo fato de estar sentindo que a area juridica ainda e muito interessante e desafiador e que ainda falta um longo, longo caminho para me transformar em um profissional completo.

Depois de quase 10 anos trabalhando com contencioso civel (apesar do fato de ter peticionado so uma ou outra peca e ter feito so uma ou outra sustentacao nos ultimos anos) e portanto ja poder dizer que advoguei uma vez na vida, acho que chegou o momento de mudar de ares, pendurar as chuteiras, deixar de ser um advogado e tornar-me um corporate lawyer e me aproximar mais do lado business de nossa life. Enfim, mudar o patamar das cifras envolvidas e reencontrar diversao no trabalho.

Sei la, e uma ideia que nasceu pouco antes de vir pra ca e que amadureceu nos ultimos tempos. E como dizem que o amadurecimento profissional vem na casa dos 30, talvez este seja o momento ideal...

domingo, 30 de setembro de 2007

Ressaca braba

Esta semana que passou fiz algo que nao fazia ha tempos: encher a cara sem do 3 dias seguidos.

Comecou na quinta, no jantar com o pessoal do escritorio, na sexta no jantar com pessoal do atual trampo e ontem, em um jantar, brasileiro, diga-se de passagem, que preparei para uns amigos aqui no ape (os elementos brasileiros foram salada de palmito, pure de mandioquinha, carne seca desfiada, feijao (2 tipos, um veggie e outro normal), arroz, farofa de banana, caipirinha e beijinho).

Por conta dos excessos do finde, hoje estou completamente debilitado, sentindo-me acefalo, com dores pelo corpo e sem vontade nenhuma de sair do sofa...sera que e porque o corpo ja nao aguenta mais tanta agressao que a casa dos 30 e chamada de idade da razao?

100!

Cem posts e sete meses ja se passaram desde que aportei em terras niponicas.

Ja passou tanto tempo que ate aniversario ja comemorei aqui, alias o primeiro desde que me conheco como gente, na terra onde nasci.

Aqui nasci mas aqui nao e a minha casa. Apesar de ja ter me habituado com o dia-a-dia do outro lado do mundo, nao achar mais estranho certas esquisitices e ter esquecido como e andar pelas ruas com medo de ser assaltado em qualquer esquina, sinto falta da minha terra, meus amigos, da vida no Brasil.

Nao teria durado tanto tempo achando tudo tao bao nao fosse a Sue. Ela e a responsavel por manter a minha sanidade e agradeco todos os dias por ela ter aceitado o desafio de cruzar oceanos para me acompanhar nesta jornada e fazer o MBA em terras niponicas.