quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Amor ao esporte, acima de tudo, by N.A.M.

"Amigos,

Eu sou palmeirense, mas acho que no fundo, todos nós temos que lamentar pelo ocorrido no último final de semana. A queda para a 2ª divisão de um grande clube do futebol Brasileiro pode até deixar alguns torcedores contentes, mas na verdade deveríamos ficar tristes. Essa é a consequência de uma má campanha, má administração e não só a torcida, mas todos os brasileiros deveriam parar para refletir o que aconteceu. Disputar a 2ª divisão não é digno de um clube tão conhecido, que já disputou inclusive a Taça Libertadores da América, por isso, acho que todos nós, Brasileiros e amantes do bom futebol devemos nos unir e fazer um voto de confiança para que este clube esteja em 2009 de volta a 1ª divisão! Força, Paraná! Você é muito grande!!!!!!!!! Obrigado !"

Hou-hou-hou

O fim do ano se aproxima e aqui tambem todos ja estao sob a operacao padrao.

E fim de ano significa que o Natal esta se aproximando. Como nao poderia deixar de ser em um mundo globalizado, aqui tambem existe espirito natalino. Mas na sua versao niponica.

Diferente do que ocorre em boa parte do mundo ocidental, Natal no Japao nao significa reunir a familia, se empanturrar de comida, desejar coisa boa a todos, ficar feliz e outras cositas mas que a pequena burguesia esta acostumada a fazer nesta epoca do ano. Mas tambem nao significa so mais um dia de trabalho (sim, dia 25 todo mundo trabalha normalmente). Tampouco significa preocupacao sobre os presentes a serem comprados, cartoes para serem enviados.

Natal no Japao e praticamente o dia dos namorados. Talvez o verdadeiro dia dos namorados para os japoneses.

Nao sei por qual razao, o que eles chamam de dia dos namorados por aqui, o Valentine’s Day, nao tem nem um pingo do romantismo do Natal. Valentine’s Day e nada mais do que um dia para a mulherada distribuir chocolate para os homens que ela gosta (amigo, ficante, namorado, sex buddy, marido, etc.) e as vezes ate para quem ela nao gosta (chefe, colega de firma e afins). Antigamente somente a primeira especie era distribuida, mas de alguns anos para ca, surgiu tambem a segunda modalidade, chamda de “giri-choco”, palavra originada da mistura do verbete “giri”, que pode ser traduzido mais ou menos como “obrigacao moral”, “sentir-se obrigado a”, “fazer o que a sociedade espera que o homem medio faca”, com o inicio “choco” de chocolate, que e para nenhum feinho se sentir desprezado.

Pois bem, a versao japonesa do espirito natalino e meio gordinho, tem asas e sai disparando suas flechas contra o coracao dos incautos. E muito provavelmente e metrosexual.

E assim nesta epoca todo mundo sai a procura de alguem para passar momentos romanticos, sair para um jantar a luz de velas, caminhar a luz do luar, trocar carinhos e beijos (sempre escondido porque japones e timido), ir a love hotel. Passar o Natal em familia nem pensar, que isso e sinal que vc nao esta comendo ou dando pra ninguem ou que ninguem tem sequer o minimo interesse de dar para voce ou te comer. Um verdadeiro loser.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Fetiche com pandas


A historia que ouvi uns dias atras me faz achar que o cartoon acima (chupinhado do mundinho da cultura pro-alcool) na verdade foi baseado em fatos reais.

Contou-me um amigo que um conhecido dele foi a um clube noturno de Toquio que nao era de S&M em que a principal atracao era ver pessoas penduradas pelas maos e pes ao teto e serem espancadas e chicoteadas por um panda. Sim, por um panda, como um desses que vivem andandinho nas Disneylandias da vida e sao costantemente atacados pelas temiveis criancinhas.

Fico tentando imaginar que tipo de vida surreal uma pessoa que ganha a vida se vestindo de panda sadico leva. Ou, mais doentio, que tipo de vida tem uma pessoa que paga para ser espancada por outra vestida de panda sadico. Ou mais bizarro ainda, como funciona a cabeca de alguem que paga para entrar em um lugar para ver outras pessoas pagarem a outra para bater nelas usando uma fantasia de panda sadico.

Agora o mais assustador de tudo mesmo nao e o panda sadico, o masoquista ou o publico do clube. E como tudo isso acaba sendo encarado com uma certa naturalidade aqui no Japao. Em qualquer lugar do mundo uma historia dessas nao seria levada em consideracao tamanho o absurdo (ou no maximo seria roteirizado e viraria um episodio do South Park). Mas aqui nao, o dia-a-dia e tao divertido que ninguem duvidou da veracidade do relato.

Viver em Toquio significa se acostumar a nivel de bizarrices que poucos seres humanos aguentariam.

Mundial de Clubes

Dia seguinte a queda do gamba para a segundona acho que e um dia perfeito para se falar do Campeonato Mundial de Clubes.

Nao tinha me interessado ate pouco tempo atras em ir atras de ingressos para o Mundial que comeca esta semana porque o Tricoshow nao estara presente no certame, o que reduz em muito a grandiosidade do evento.

Mas como nao e todo o dia que da para ver o Milan ao vivo, resolvi ir atras de ingressos esta semana.

Inocencia da minha parte achar que conseguiria ingressos para a final a menos de duas semanas do jogo. Esqueci que japones e craque nessa historia de se programar para ir a grandes eventos publicos, coisa que deveria ter aprendido depois de quase um ano no Japao. Se eu quisesse ingressos para a final, a verdade e que eu deveria ter mexido a bunda logo que aqui aportei.

Aqui no Japao, pais em que a organizacao beira o exagero, os ingressos se esgotam com meses de antecedencia. Mal acostumado a comprar tudo de ultima hora, nao consegui ir a shows aqui no Japao justamente porque quando pensei em ir atras de ingressos, eles ja estavam esgotados ha tempos. E olha que nestas ocasioes ate que agi rapido, tipo um mes depois que comecaram os anuncios ostensivos e 4 meses antes da efetiva apresentacao.

Apesar dos ingressos para a final estarem esgotados faz tempo, descobri que ainda existem alguns disponiveis para a semi-final entre o Milan e o vencedor de Urawa Reds, time com a torcida mais fanatica do Japao e que recentemente se sagrou campeao asiatico, e o ganhador do emocionante jogo entre o iraniano Sepahan (que alias perdeu a final do Campeonato Asiatico para o Reds) e o Waitakere United (campeao da Oceania). O problema e o horario, quinta que vem, a partir das 19h30. Se o jogo fosse em Toquio ate me animaria, mas sera em Yokohama, tambem palco da final, a cerca de 45 minutos daqui.


Vou ter que me contentar em acompanhar os jogos pela TV, fazer o que? Ou sera que eu encontro um personal cambista delivery (se existir, deve ser algum brasileiro) por aqui?