quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Editorial

E evidente que em todas as minhas observacoes tenho dado destaque, com um certo exagero as vezes – so as vezes, a parte mais esquisita e surreal do Japao, que acredito ser menos conhecida, mas tambem tenho mostrado nas entrelinhas o lado bom, que sao muitos.

Sera que estou equivocado? Sera que os meus 4 leitores pensam que o Japao e uma gaiola de loucas e nada mais?

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

CHUPA PUC!

Outro dia completei uma transacao que envolvia tres empresas, uma em cada canto do mundo: Japao, EUA e Brasil.

Seria uma operacao multinacional como outra qualquer se nao fosse o inusitado fato de em cada uma das pontas pessoas conhecidas estarem tocando a operacao. Nao bastasse, pessoas conhecidas da faculdade e praticamente da mesma sala de aula. E muita coincidencia ou o mundo e muito pequeno ou as duas coisas?

Mas uma coisa e fato. Diga o que digam (e apesar dos pesares), a SanFran continua atraindo gente muito boa...

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Loucademia

Comecei a frequentar uma academia perto de casa faz quase um mes.

Engracado como e muito diferente do Brasil. Nao tem aquele clima todo-mundo-feliz-com-endorfina-na-veia, nao tem o clima de azaracao e nem cara-como-sou-gostosa ou como-sou-forte-pracarai que rola no Brasil.

Aqui e todo mundo na sua, cada um concentrado no seu exercicio, nao importa qual.

Tem senhores praticando bale - de sapatilha e colant, caras fazendo jazz - de polaina e faixa, meninas fazendo aula de andar de salto alto - recomendado todas as japas, velhas caqueticas malhando - pesado, gente que dorme - de babar - na aula de ioga, um mano que vai puxar ferro de maio. Tem tambem aqueles autistas que ficam dancando sozinhos na sala de alongamento com o iPod no ouvido.

O pior e que acho que sou o unico que nao acha estas situacoes normais. Ninguem sao age do jeito que estas pessoas agem.

A academia tambem e um mundo muito estranho...ou sera que eu sou o unico estranho?

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Niponizacao

Todo mundo conhece o processo de tropicalizacao dos carros importados, ne? Resultado da globalizacao, que possibilita que um carro lancado na Finalandia possa rodar nas ruas brasileiras. Enfim, um produto estrangeiro adapta-se as condicoes locais e conquistar o mercado mundial. Uma maravilha.

Pois e, existe algo parecido aqui tambem.

Outro dia estava na folheando umas revistas quando vi a FHM japonesa. Para quem nao sabe, a FHM, assim como a GQ, e a versao original e globalizada da VIP. Em qualquer lugar, o tema e sempre o mesmo, mulheres e comportamento, com pitadas de bom humor e permeado de ensaios de mulheres sensuais.

Em qualquer lugar, menos no Japao.

Surpreendi-me com as materias da FHM Japan: metade da revista com os ultimos lancamentos em comida, roupas, carros, perfumes, relogios, aparelhos de som, etc. Alem disso, reportagem sobre os ultimos escandalos corporativos (diretor da mega corporacao que foi demitido por superfaturar contratos, subornar funcionarios publicos, e por ai vai), quadrinhos, dicas de como programar a sua carreira, como se comportar em reunioes, ofertas de empregos...e nenhuma piadinha. Nem foto de mulher. Com ou sem roupa.

Fico imaginando como seria o processo de niponizacao de outros produtos. Brasileiros especialmente.

Como seria por exemplo o Panico? Provavelmente um telejornal. E os grupos de axe com as bailarinas rebolantes? Um corpo de baile dancando Lago nos Cisnes. E o funk carioca, que exala sexo? Provavelmente um coral de senhoras cantando musicas tradicionais japonesas.

Nao a toa a populacao deste pais vai diminuindo a cada ano que passa...