quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Sob o dominio do medo

Esta madrugada senti pela primeira vez um terremoto. Eram 4 da matina e acordei com o predio como um todo balancando lentamente para os lados, quase como um berco em que o bebe e ninado pela mae. Vivi esta experiencia por uns bons e longos 5 segundos. A Sue, com seu sono pesadissimo, nem tomou conhecimento...

Segundo a agencia meteorologica japonesa, o epicentro foi a 30 quilometros de profundidade e atingiu a marca de 5.3 graus na escala Richter. Mas hoje esta tudo normal, com excecao do fato das pessoas lembrarem que a qualquer momento algo pior pode acontecer e citando a coincidencia de um terremoto ter atingido Lima, no Peru, tambem na quarta-feira.

Somente uma explicacao mais detalhada sobre o que significa isso tudo (explicacao retirada do Wikipedia, portanto nao me responsabilizo por eventuais imprecisoes tecnicas)

"Escala Richter e uma escala logaritmica e a magnitude corresponde ao logaritmo da medida da amplitude das ondas sismicas de tipo P e S a 100 km do epicentro.

A formula utilizada e ML = logA - logA0 onde A representa a amplitude maxima medida no sismografo e A0 uma amplitude de referencia.

Assim, por exemplo, um sismo com magnitude 6 tem uma amplitude 10 vezes maior que um sismo de magnitude 5. Porem, o sismo de magnitude 6 liberta cerca de 31 vezes mais energia que o de magnitude 5.

Um terremoto de menos de 3,5 graus e apenas registrado pelos sismografos. Um entre 3,5 e 5,4 ja pode produzir danos. Um entre 5,5 e 6 provoca danos menores em edificios bem construidos, mas pode causar maiores danos em outros.

Ja um terremoto entre 6,1 e 6,9 na escala Richter pode ser devastador numa zona de 100 km. Um entre 7 e 7,9 pode causar serios danos numa grande superficie. Os terremotos acima de 8 podem provocar grandes danos em regioes localizadas a varias centenas de quilometros do epicentro.

Na origem, a escala Richter estava graduada de 1 a 9, ja que terremotos mais fortes pareciam impossíveis na California. Mas nao existe limite teorico a esta medida no que se refere a outras regioes do mundo, e por isso agora se fala de ‘escala aberta’ de Richter.”

Os moradores da regiao de Kanto, especialmente de Tokyo, vivem ha anos sob a constante ameaca de repeticao do Grande Terremoto de Kanto de 1923 que atingiu a impressionante marca de 8.3 graus na escala Richter (o terremoto de maior intensidade que se tem noticiais ocorreu em maio de 1960, no Chile, e superou o teto inicialmente estabelecido em 0.5 ponto, atingindo 9,5 graus), deixou para tras um cenario apocaliptico de guerra nuclear (as fotos acima sao da regiao de Ginza, exatamente onde moro hoje) e causou a morte de mais de 105.000 pessoas.

Mas o ser humano, essa praga que se alastra e domina qualquer canto deste planeta, acaba se acostumando as situacoes mais adversas. Acostuma-se ate a viver sob constante ameaca, seja ela da natureza, da miseria, da politica, da tecnologia, do terrorismo, do proprio homem.

Tres vivas a capacidade adaptativa e destrutiva do ser humano!!!

3 comentários:

glenn makuta disse...

viva! viva! viva!
a capacidade do homem é foda... sua plasticidade e tudo mais.

Anônimo disse...

caraio, ficou com cagaço mesmo, hein, Japa? Não é pra menos. Abraço
Aliás, gostei da namorada do seu irmão, que no pitaco abaixo "ficou com dó" de ninguém deixar uma msg procê. Fique sussa, traste, que agora vai fazer parte da minha rotina. chego no escrita, puxo as publicações da AASP, vejo se recebi algum email malandro, e dou uma zapeada no blogonstro do Japa!!!! Abração!

Anônimo disse...

Anônimo nada, é o Fredão, que ainda não aprendeu a mexer nessa parada...