segunda-feira, 18 de junho de 2007

Deixa que eu empurro


Como e notorio, Toquio e dotada de um eficientissimo sistema de trens urbanos a precos razoaveis que e diariamente utilizado por todos os cidadaos em geral para ir ao trabalho, a academia, ao colegio ou a faculdade.

Dentre as 10 linhas de metro e incontaveis linhas de trem, o sistema conta tambem com a Yamanote Line, que circunda a regiao central de Toquio e passa estrategicamente por todas as principais estacoes da cidade, funcionando como um meio de interligar de forma eficiente todo a malha ferroviaria e metroviaria da cidade. E por passar por todas as estacoes estrategicas da cidade mais povoada do mundo, ela acabou se tornando a linha de trem mais abarrotada do mundo.

A eficiencia do sistema e inegavel, tanto que em Toquio, hora de rush nao e sinonimo de congestionamento de carros.

Mas muito desta eficiencia deve-se ao incansavel trabalho dos funcionarios que ficam nas plataformas nas horas de rush, facilmente identificados pelo quepe e suas luvas imaculadamente brancas. Eles dominam como ninguem o eficiente sistema push, que consiste numa tomada de um leve impulso para empurrar as costas do cidadao que esta saindo do vagao, assim meio fugidio, de forma a permitir o fechamento da porta. Por conta do leve empurrao, num instante o espaco que voce jura nao caber mais ninguem e imediatamente dominado por pelo menos mais 30 pessoas. Juro que o espaco disponivel para o encarcerado no sistema prisional brasileiro e um latifundio perto do aperto (literalmente) que toda manha os japoneses passam.

Ainda que pareca aterrorizante, se voce nao pegar um trem na hora do rush, voce nao pode dizer que realmente vivenciou o que e andar de trem em Toquio. Ainda que isto custe um ou outro osso da costela quebrado (juro que nao e lenda).

Nenhum comentário: