quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Aventura na China, parte 2

Pequim, como todos bem sabem, sera a sede dos Jogos Olimpicos de Verao de 2008.

E a cidade se prepara com todo o gas para receber dignamente os milhares de turistas que por la devem aportar daqui a pouco menos de um ano.

Predios vao sendo contruidos em ritmo frenetico em tamanhos superlativos.

Alias, a cidade toda e um superlativo so, um exagero ate eu diria. As avenidas sao exageradamente largas, todas com 6 pistas (mas mesmo assim tem congestionamento). Os quarteiroes sao exageradamente grandes, com mais de 1 quilometro de extensao cada um (se o mapa mostra que vc tem que andar so dois quarteiros, considere pegar um taxi). A cidade e exageradamente povoada (achava que Toquio era crowdeado, mas mudei de ideia). O ar da cidade e exageradamente poluido (e so dar a primeira fungada no ar da cidade pra comecar a cocar o olho, o nariz, a pele). Em cidades de tantos superlativos, nao e de se estranhar que o mais famoso e comprido muro do mundo passe perto.Superlativo tambem sao os muros que cercam os bairros com curticos. Neguinho fica confinado atras do muro, quase que numa prisao (so nao o e porque sempre tem uma portinhola meio muquiada para nao ferir o direito de ir e vir do povo). Cingapurizacao? Bobabem.

Xangai tambem nao fica atras no requisito grandeza.

Cidade bastante povoada, porem em escala menor que Pequim, a cidade que ja tem um dos predios mais altos da Asia, o Jinmao Tower (alias onde fica o bar do Grand Hyatt, no 87 andar), tem logo a frente deste um mais alto ainda, cujo topo nao e possivel de se enxergar em dias mais nublados (vide foto abaixo) e que ainda esta em construcao (!!).Alias os predios de Xangai formam uma composicao interessante de estilos. De um lado, predios super altos, modernosos e/ou de design de um gosto um pouco duvidoso (espero que a escola chinesa de arquitetura de arranha ceus nao vire produto de exportacao tambem, para o bem da humanidade) com os dois pes no seculo XXI e outra metade em art deco construido e com os dois pes no periodo entre guerras.

E tendo estado somente cidades superlativas, so lamento mesmo que nao tive tempo de visitar o interior do pais. Alias em pais tao superlativo, seria necessario mesmo uns dois meses para conhecer tudo o que o pais tem a oferecer.

Mas esse ja e um outro projeto que temos para concretizar antes de voltarmos definitivamente ao Brasil e fechar com chave de ouro a nossa aventura na Asia.

Nenhum comentário: