terça-feira, 9 de outubro de 2007

Inimigo # 1 do consumismo

Apesar da ansia em adquirir bens materiais nao ser a minha principal caracteristica, e realmente dificil resistir as tentacoes do consumismo no Japao.

E o dia inteiro sendo bombardeado de novidades na TV, no trem, na rua, nas vitrines das lojas, nas conversas de corredor. Isso sem mencionar as facilidades de se obter emprestimo a juro zero nas instituicoes bancarias (juro de um, dois por cento ao ano pra mim e igual a zero).

Nessas horas agradeco por existir a figura da vendedora japonesa.

Vendedor e chato em qualquer lugar do mundo, mas aqui nao Japao a coisa piora pelo tom de voz que elas usam. E uma vozinha estridente, daquelas de crianca e que tira o tesao de qualquer pessoa que so tenha o minimo de vontade de comprar alguma coisa.

Fora a vozinha estridente e forcada, um elemento em comum a todas as vendedoras japonesas, todas elas adoram fazer caras e bocas, tambem forcadas, tentando, na cabeca delas, se fazer de simpatica.

So para ilustrar o que e uma vendedora japonesa, segue um videozinho de uma comediante japonesa cuja personagem mais famosa e justamente a vendedora japonesa. O nivel de irritacao que eu atinjo ao adentrar a um estabelecimento comercial japones dispensa legendas ou dublagem.

Um comentário:

Cazuza disse...

tá... eu nem entendi nada do que foi falado...

mas realmente a vendedora é muito chata, e a comediante muito boa...

aheaehuaheuaheuhaeuaheu