quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Nunca na historia deste pais


Tinha preparado um artigo falando um pouco sobre o sistema de resolucao de conflitos no Japao, mas acho que ele nao vai ser publicado. Entao para nao achar que o meu trabalho foi em vao, vou postar algumas conclusoes que cheguei com minhas pesquisas.

O Japao e famoso no mundo inteiro pelo fato de ter uma das menores proporcoes advogado/populacao do mundo.

Uma das justificativas mais recorrentes para o baixissimo numero de adevas no Japao era de que o ensino nas universidades era deficitario. Introduziu-se entao um sistema inspirado nas “law schools” americanas, onde o graduado estudaria mais alguns anos apos a graduacao, visando melhor preparo para enfrentar o exame da Ordem daqui. Ano passado, a primeira turma se formou.

As estatisticas mostram que em 2007, o Instituto de Estudos e Treinos Legais, a escola de advogados da Suprema Corte voltada para os que foram aprovados na OAB daqui, jogou a conta-gontas (em contraposicao a baciada no Brasil) 2,500 novos advogados no mercado; mil a mais que 2006, ultimo ano antes da implementacao do sistema de “law school”, e um salto estrondoso em relacao aos anos 80, quando somente 500 haviam se formado. Mas ate a divulgacao da pesquisa estatistica, no segundo semestre, entre 100 e 150 (!!) ainda nao estavam empregados.

Coisa terrivel!

Ate entao, a escassez de profissionais era tanta que qualquer pessoa que passasse nas provas de qualificacao tinha emprego garantido.

Nenhum comentário: