quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Esquecam tudo ou do aumento do custo de vida

Hoje rola o “bonenkai” (em traducao literal, “encontro para esquecer o ano”, ou em traducao contextualizada, festa de fim de ano) do juridico.

Todo mundo reclama de festa corporativa de fim de ano mas na verdade no fundo ninguem tem o que reclamar porque a enchecao de saco e compensada pela bebida e comida na faixa. O saldo final, portanto, e zero. Na verdade, nao e zero, tende a ser positivo (ou nao), porque sempre tem neguinho sem nocao que passa da conta e da vexame, o que resulta em boas risadas e historias ate o carnaval.

Mas a minha situacao e diferente. Tenho razoes de sobra pra reclamar.

Trabalho numa empresa pao dura em um departamento que so da despesa. Nesta situacao, e natural que para fazer parte do “bonenkai”, tenha de pagar por ela. E o custo nao e baixo, nao. A brincadeira deve sair em torno de ¥7,000, quase 70 doletas.

Se tivesse a opcao de escolher entre participar e nao participar, nao seria uma coisa ruim, mas a participacao e compulsoria, como em todo evento corporativo (especialmente no Japao, onde trabalho tem prioridade sobre a familia). E a minha participacao torna-se ainda mais obrigatoria que o normal, uma vez que rolou a extensao do meu contrato e tenho que mostrar um pouco de gratidao.

Por este preco, dava pra pegar a muie e ir pra um restaurante bacana para um jantar acompanhado de uma tacinha de vinho. Se for calcular o custo de ¥7,000 por cabeca, da ate para ir a restaurante estrelado.

Espero pelo menos que os joguinhos e as apresentacoes dos calouros rendam algumas risadas.

Nenhum comentário: