domingo, 3 de junho de 2007

Workaholic

Empresa japonesa tem as suas peculiaridades.

Pelo que eu sinto das conversas do dia-a-dia, os funcionarios sao em sua grande maioria uns funcionarios publicos (so que de um nivel intelectual mais alto e com mais vontade de trabalhar). A grande maioria faz ali so o que tem que fazer, cai a caneta as 17h30, mas mesmo assim vai subindo na carreira. Ha um claro nivelamento por baixo. Mas as empresas sao o que sao e sustentam a segunda maior economia do mundo. O diferencial realmente e o nivel das pessoas e a seriedade com que elas encaram o trabalho (mesmo que seja para fazer so aquilo que precisa ser feito).

Mas quem faz mais do que o necessario realmente trampa muito. E eu, por sorte ou azar, estive envolvido esta semana em alguns projetos com pessoas assim. Resultado, quase todos os dias voltando no ultimo trem, pouco antes dameia-noite.

Levei algumas broncas por conta disso e lembrei de uma amiga minha brasileira que esta noiva de um japones. Talvez o casorio nao saia porque para o seu noivo, o trabalho esta acima de qualquer coisa, inclusive da familia. Nao quero virar uma pessoa assim, apesar de as vezes o sistema levar a isso. Aqui no Japao, como eu disse, chefe e chefe em qualquer momento do dia ou da vida, e ate quando ha convite para jantar, beber, etc., vc tem que encarar tudo isso como parte do trabalho.

Vida dura, vou te contar. Sempre fico naquele esquema de querer ir pra casa o quanto antes porque em casa tem quem me espere, mas nao posso sair na frente porque isso pega extremamente mal. E um dilema constante....

Nenhum comentário: