quinta-feira, 10 de julho de 2008

Arroz com vinagre

Bakagai: Molusco de uma cor laranja bela e chamativa. O musculo adutor do molusco, chamado kobashira, e servido separadamente em forma de gunkan.

Batterazushi: Oshizushi coberto com cavala.

Buri: Olho-de-boi velho. Se o mesmo tipo de peixe for jovem recebe o nome de hamachi.

Buri Toro: E a parte nobre e gordurosa do abdomem do olho-de-boi. Extremamente saboroso.

Chirashizushi: Tigela de arroz de sushi coberto por peixe cru e vegetais.

Chu-Toro: Parte superior do abdomem do atum, e a segunda carne mais nobre deste peixe.

Daikon: Nabo, onipresente nos combinados de sushi, juntamente com o gari e o wasabi.

Ebi: Camarao. Cozido e servido na forma de sushi, nao e considerado uma iguaria, diferentemente do ama-ebi, ja apresentado anteriormente, que alem de ser de uma especie diferente (menor e mais delicado) e servido cru.

Edamame: Soja cozida no vapor e salgada, um dos aperitivos mais populares do arquipelago.

Engawa: Parte traseira do linguado. A porcao proxima ao rabo tem uma textura mais aplumada; bastante apreciada pelos connoisseurs.

Fugu: Baiacu. Peixe mais famoso pela experiencia de se come-lo do que pelo sabor em si. Um mega-master chefe serve nao somente as partes nobres (toro, a parte gordurosa, a parte traseira e proxima do rabo) mas tambem o intestino, o figado, a pele mas tambem o “saco de esperma”, conhecido como fugu no shirako.

Fukusazushi: Tipo de sushi no qual o peixe e enrolado em uma fina camada de crepe de ovo. Fukusa significa “quadrado/embrulho de seda”. Sedas em forma quadrada sao frequentemente usadas no Japao como embrulho de artigos preciosos para serem presenteados.

Funamori: Tambem conhecido como gunkan, e um tipo de sushi, cujo formato lembra um barco.

Futomaki: Palavra japonesa que literalmente significa “enrolado grosso” (os malediscentes que entendam o que quiserem com isso). Sao mais robustos que os makis normais. Talvez o representante mais popular sao os sushi no estilo “california”.

Nenhum comentário: