terça-feira, 10 de junho de 2008

iPhone

O lancamento oficial do iPhone no Japao sera no dia 11 de julho. Mas ainda pairam duvidas se o aparelho da Apple replicara o sucesso mundial no Japao.

Por conta da variedade de softwares que o aparelho japones traz embutido e outra serie de aplicativos que podem ser baixados na internet, o celular japones e uma caixinha de surpresas, em que uma combinacao inusitada de teclas leva sempre o usuario a descobrir novas funcoes - que variam de inutil a pouco pratico - que estavam ate entao adormecidas. .

Ainda que o basico - TV, cartao de credito, cartao de pagamento, GPS e internet – ja seja o suficiente para fazer com que qualquer pessoa de fora achar que o celular japones saiu de algum filme de ficcao cientifica, o usuario daqui so fica feliz mesmo com seu celular se ele exigir de si a leitura de milhares de horas do manual e treinamento diario para dominar e manusear o aparelho com desenvoltura.

Na verdade, o usuario sempre so tem uma vaga nocao do que o seu aparelho e capaz de fazer – em media somente 5 a 10% das funcionalidades sao efetivamente utilizadas – mas ele gosta mesmo e do que o aparelho potencialmente pode fazer, pouco importando se ele faz uso pleno do aparelho no seu dia-a-dia.

E justamente pelo seu principal atrativo – a simplicidade - ha um grande risco do celular do Steve Jobs acabar nao fazendo a cabeca da japonesada.

Nenhum comentário: