sábado, 31 de março de 2007

Povo dificil

Queria desfazer a ideia que eu sempre tive que japones e dissimulado e a sociedade japonesa e uma bosta (alias ja tive uma discussao com um amigo sobre como uma cultura maravilhosa como a japonesa pode resultar numa sociedade, ou melhor, numa mentalidade tao bosta).

Japones e um povo dificil. Quer eles gostem ou te odeiem, eles vao sempre ser educados e lhe atribuir um monte de adjetivo positivo na sua frente. Mas, pelas costas...sinceramente prefiro nao saber.

O problema e que voce nunca vai saber se eles gostam ou nao de voce.

Resultado, nao consegui fazer ate agora nenhum amigo japones.

Acho que o problema deve ser comigo mesmo.

Eu nasci no Japao por uma obra do acaso (se meu pai tivesse acertado a mira so seis meses depois, seria americano) e cresci no Brasil. Por mais que eu pareca japones, nao sou um. Mas como pareco um, todos esperam que eu seja, esperam de mim um comportamento e um pensamento de japones. Mas eu nao sou assim. E eles sao implacaveis comigo. E tolerancia zero. Muito diferente se eu parecesse ocidental.

Com ocidental a coisa e diferente, e muito mais easy-going. Eles dao colher de cha, aceitam o comportamento deles, aceitam certas "exoticidades". Mas comigo nao e assim. Foda.

Juro que tenho tentado conseguir amigos japoneses, mas corro o risco de me relacionar com japones so durante a hora de trabalho e fora, so com expatriados...

Pena, acho que mais uma vez vou deixar de conhecer Toquio aos olhos do japones.

Nenhum comentário: