Se algum amigo me perguntar onde tem mais concentracao de mulher em Toquio, a resposta desta semana sera: secao de chocolates de qualquer loja de departamento.
Tudo porque esta quinta e Valentine's Day.
A data foi introduzida no pais na decada de 50 com um cunho declaradamente comercial. A intencao no inicio era que fosse um dia dos namorados mesmo, mas a coisa acabou sendo desvirtuada, tudo porque a japonesa era recatada demais para ficar se declarando e dando presentes para o homem.
Face ao fracasso da proposta nos anos iniciais, um fabricante de chocolates teve a genial ideia de incutir na cabeca da mulher que nao era preciso comprar presentes ao namorado ou potencial namorado. Bastava comprar uma lembrancinha - chocolate, obvio - para os homens que ela considerava querido, pois assim ficava uma coisa mais sutil e "kawaii" (bonitinho, fofo; trata-se da palavra mais usada na sociedade japonesa) da parte dela. Batata, comecou-se a vender chocolate a rodo porque agora o chocolate nao se limitava ao namo, mas tambem aos amigos homens.
Mas como essa historia de so homem receber presentes nao era o suficiente para movimentar o comercio, alguem inventou que um mes depois eram os homens que tinham que dar o presente para a namorada ou a potencial namorada. Surge assim o "White Day".
Mas por que diabos "white"?? Diz a lenda urbana que e porque quem lancou a ideia dessa vez foi uma outra empresa do ramo de doces, desta vez marshmallow.
Mas hoje em dia a coisa esta mais evoluida. A mulher nao compra so chocolate para os homens queridos, compra pra uma galera, como ja expliquei em uma postagem passada. E o tal do "giri-choco".
E o White Day tambem acompanhou a mudanca dos tempos. Agora a etiqueta diz que o preco do presente para a mulher (que nao precisa ser marshmallow; alias nem e recomendavel dar um troco desses) deve ser pelo menos o triplo do valor do chocolate que voce ganhou.
Se ja nas origens a data nao tinha nada de romantico, hoje em dia a coisa esta tao esculachada que o dia dos namorados no Japao e praticamente uma data para realizar um investimento financeiro.
Tudo porque esta quinta e Valentine's Day.
A data foi introduzida no pais na decada de 50 com um cunho declaradamente comercial. A intencao no inicio era que fosse um dia dos namorados mesmo, mas a coisa acabou sendo desvirtuada, tudo porque a japonesa era recatada demais para ficar se declarando e dando presentes para o homem.
Face ao fracasso da proposta nos anos iniciais, um fabricante de chocolates teve a genial ideia de incutir na cabeca da mulher que nao era preciso comprar presentes ao namorado ou potencial namorado. Bastava comprar uma lembrancinha - chocolate, obvio - para os homens que ela considerava querido, pois assim ficava uma coisa mais sutil e "kawaii" (bonitinho, fofo; trata-se da palavra mais usada na sociedade japonesa) da parte dela. Batata, comecou-se a vender chocolate a rodo porque agora o chocolate nao se limitava ao namo, mas tambem aos amigos homens.
Mas como essa historia de so homem receber presentes nao era o suficiente para movimentar o comercio, alguem inventou que um mes depois eram os homens que tinham que dar o presente para a namorada ou a potencial namorada. Surge assim o "White Day".
Mas por que diabos "white"?? Diz a lenda urbana que e porque quem lancou a ideia dessa vez foi uma outra empresa do ramo de doces, desta vez marshmallow.
Mas hoje em dia a coisa esta mais evoluida. A mulher nao compra so chocolate para os homens queridos, compra pra uma galera, como ja expliquei em uma postagem passada. E o tal do "giri-choco".
E o White Day tambem acompanhou a mudanca dos tempos. Agora a etiqueta diz que o preco do presente para a mulher (que nao precisa ser marshmallow; alias nem e recomendavel dar um troco desses) deve ser pelo menos o triplo do valor do chocolate que voce ganhou.
Se ja nas origens a data nao tinha nada de romantico, hoje em dia a coisa esta tao esculachada que o dia dos namorados no Japao e praticamente uma data para realizar um investimento financeiro.
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