O Japao nao e um pais cristao mas e um pais consumista, logo o Natal torna-se uma data para ser lembrada.
A regiao de Ginza, que ja e forrada de letreiros e luminosos, esta ainda mais iluminada por conta das milhares de lampadas e milhoes de dolares gastos na decoracao da fachada das lojas de departamentos. Uma das que mais chama a atencao e da Matsuya, que se transformou em uma gigantesca bolsa da LV que vai mudando de cor.
As decoracoes de Natal de Ginza refletem o espirito comercio de alto luxo que domina esta regiao. O luxo do Armani Tower, um predio de uns sete andares so de produtos da Armani inaugurado ha duas semanas, que se juntou ao predio da Chanel (que e um espetaculo a parte com suas janelas que formam um painel eletronico em preto e branco que vai formando desenhos super discretos), ao predio da Bvlgari, ao predio da Apple, ao predio da Cartier, ao predio da Burberry, ao predio disto e ao predio daquilo. E neguinho na Belindia se orgulha de ter o Iguatemi e a Oscar Freire...
Tudo e muito grandioso, tudo muito luxuoso, tudo muito abastado, tudo muito chique e ao mesmo tempo tudo muito exagerado em Ginza. Mas o pior e que apesar de tudo ser meio demais (luz demais, gente demais, vitrines demais, precos altos demais), por morar nas redondezas, acho tudo isso normal. Alias redondezas e um exagero, moro no meio de Ginza praticamente. A tres quarteiros da bolsa gigante da LV acima mencionado, a mesma distancia do predio da Chanel, da Cartier, da Bvlgari e Armani. Ainda bem que nao sou consumista...
domingo, 18 de novembro de 2007
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