Todo mundo conhece o processo de tropicalizacao dos carros importados, ne? Resultado da globalizacao, que possibilita que um carro lancado na Finalandia possa rodar nas ruas brasileiras. Enfim, um produto estrangeiro adapta-se as condicoes locais e conquistar o mercado mundial. Uma maravilha.
Pois e, existe algo parecido aqui tambem.
Outro dia estava na folheando umas revistas quando vi a FHM japonesa. Para quem nao sabe, a FHM, assim como a GQ, e a versao original e globalizada da VIP. Em qualquer lugar, o tema e sempre o mesmo, mulheres e comportamento, com pitadas de bom humor e permeado de ensaios de mulheres sensuais.
Em qualquer lugar, menos no Japao.
Surpreendi-me com as materias da FHM Japan: metade da revista com os ultimos lancamentos em comida, roupas, carros, perfumes, relogios, aparelhos de som, etc. Alem disso, reportagem sobre os ultimos escandalos corporativos (diretor da mega corporacao que foi demitido por superfaturar contratos, subornar funcionarios publicos, e por ai vai), quadrinhos, dicas de como programar a sua carreira, como se comportar em reunioes, ofertas de empregos...e nenhuma piadinha. Nem foto de mulher. Com ou sem roupa.
Fico imaginando como seria o processo de niponizacao de outros produtos. Brasileiros especialmente.
Como seria por exemplo o Panico? Provavelmente um telejornal. E os grupos de axe com as bailarinas rebolantes? Um corpo de baile dancando Lago nos Cisnes. E o funk carioca, que exala sexo? Provavelmente um coral de senhoras cantando musicas tradicionais japonesas.
Nao a toa a populacao deste pais vai diminuindo a cada ano que passa...
segunda-feira, 6 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário